13 de jun. de 2010

Surucucu


Ameaçado
Nome vulgar: SURUCUCU
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Viperidae
Nome científico: Lachesis muta
Nome inglês:Bushmaster
Distribuição: Florestas tropicais úmidas da América Central e do Sul.
Habitat: Florestas tropicais úmidas. Podem ser ocasionalmente encontradas em florestas secundárias mas em áreas recentemente alteradas ou próximas a florestas inalteradas
Hábito: Noturno
Comportamento: Agressivo. A literatura cita que pode desferir botes com distância equivalente a 4/5 de seu corpo.
Longevidade: Dados não disponíveis.
Maturidade: Dados não disponíveis.
Época reprodutiva: O período de reprodção é normalmente de outubro a março.
Gestação: Põe ovos. Período de incubação de 76 a 79 dias em cativeiro.
Alimentação na natureza: Pequenos mamíferos.
Alimentação em cativeiro: roedores
Causas da extinção: Tráfico de animais e destruição do habitat
A surucucu é uma das maiores serpentes venenosas do mundo. pertence à família dos Critalídeos, mas sua cauda não tem guizos, com a da cascavel. O naturalista sueco Lineu denominou-a "crótalo mudo", e o adjetivo passou para seu nome latino. Mas na realidade a cauda desse animal termina numa espinha córnea, que denuncia a sua presença quando ele passa no meio dos arbustos. É encontrada em florestas tropicais úmidas da América Central e do Sul. Seu corpo é marrom-escuros contornados de verde amarelado.
A surucucu caça à noite, principalmente roedores. Como a maioria dos crótalos, ela é dotada de fosseta loreal entre o olho e a narina; são orifícios com o fundo revestido por uma membrana sensível a pequenas variações de temperatura. ao mesmo tempo, ela possui uma cobertura móvel que lhe permite localizar a fonte de calor. A surucucu caça principalmente animais de temperatura constante, pois pode seguir sua pista não só pelo odor como também pela "trilha quente! que eles vão deixando atrás de si. Ao contrário dos outros crótalos, a fêmea não dá à luz filhotes vivos, mas põe ovos.

Nenhum comentário: